quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Trabalho por projetos

NOME: Veralice Sampaio dos Reis Rodrigues
UNIDADE: 01- Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
TURMA: Ponte Nova
ATIVIDADE: 1.7
SUBTEMA: Trabalho por projetos
ORIENTADORAS: Conceição, Emanuelle e Nilma.

Pesquisando na internet sobre experiências desenvolvidas por meio do trabalho por projetos realizados no contexto escolar, descobri que esta nova maneira de ensinar é um desafio para os educadores, pois, tem como princípio a construção do conhecimento através do levantamento de dúvidas, trocas de experiências e novas descobertas, pesquisas e interação, tudo isso implica ensinar de forma diferente, e muitos educadores não se sentem preparados para tal inovação. De acordo com os relatos lidos, quando o professor se dispõe a trabalhar um projeto, é bastante comum se sentir inseguro no início, mas no decorrer do desenvolvimento do trabalho descobre que essa é uma forma de aprendizagem diferente e muito bem aceita pelas crianças, porque elas aprendem naturalmente, quase que sem perceberem. “... eu acredito que Projetos Multidisciplinares, ao permitirem uma interrelação entre as disciplinas do currículo escolar, passam a ter fundamental importância no desenvolvimento de tais competências e habilidades, visto que no dia-a-dia proporcionam o exercício da busca e da descoberta, aguçando a curiosidade, a criatividade e aumentando no aluno a capacidade de dominar novas informações e relacioná-las com as antigas; fatores primordiais para o sucesso da aprendizagem”. (LAYNNE BEATRIZ NUNES) Para muitos educadores trabalhar com projetos vem sendo uma forma inovadora de construir o conhecimento já que oportuniza aos educandos não só o aprendizado de conteúdos, como também aprendem a conviver, negociar, buscar e selecionar informações, analisar dados, considerar situações e tomar decisões, solucionar problemas, a registrar tudo isso, enfim, aprendem a contextualizar essas aprendizagens, construindo o conhecimento de forma gradativa e significativa. Trabalhar através de projetos permite que os alunos vivenciem a construção do conhecimento de forma tão ampla e significante que os tornam mais críticos e participativos nos acontecimentos ao seu redor.





Referências Bibliográficas
http://blogs.abril.com.br/professorabia/2009/02/por-que-trabalhar-projetos-multidisciplinares.html
http://4pilares.net/text-cont/varios-projetosdidat.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!