quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Relato da aplicação do plano.

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.

ATIVIDADE 4.8: Relato da aplicação do plano.

CURSISTA: Veralice Sampaio dos Reis Rodrigues

TURMA: 01 Ponte Nova

ORIENTADORAS: Emanuelle, Conceição e Nilma

 
1° dia

No dia 20 de setembro de 2010 comparecemos na E. M. “José Batista de Lima” para expor o nosso projeto “Exercendo cidadania com políticos mirins”, para a direção e a professora regente do 5° ano do Ensino Fundamental. Elas gostaram muito e nos apoiaram para podermos colocá-lo em prática. Em seguida, junto com a professora, apresentamos a proposta para a turma, que acolheu a atividade com euforia. Através de um sorteio foi formada duas chapas, sendo a primeira assim constituída: prefeita:Laura, vice-prefeito: Tiago Santana e vereadora: Franciane e a segunda: prefeito:Yuri, vice-prefeita: Lara e vereador: Mateus. As duas equipes se reuniram e escolheram os nomes de seus respectivos partidos, ficando a chapa 1: TEMG (Trabalho Escolar de Minas Gerais)39/396 e a chapa 2: TPT ( Trabalho Para Todos) 934.

2° dia

No dia 21 de setembro de 2010 fomos à escola orientar os alunos como prosseguir atividades, para obterem informações de como elaborarem o seu plano de governo e realizassem sua campanha dentro das regras eleitorais levamos os candidatos e um fiscal de cada partido para pesquisar na internet do tele centro sobre os assuntos.

3° dia

No dia 22 de setembro de 2010 fomos ao cartório eleitoral na cidade de Abre Campo para solicitarmos o empréstimo de urnas eletrônicas para a realização da eleição dos políticos mirins, no que o responsável nos informou que isso não seria possível por estar tão próximo à eleição, tendo em vista que as urnas estariam sendo preparadas para o dia da eleição presidencial.

4° dia

No dia 23 os candidatos apresentaram para toda a comunidade escolar seus respectivos planos de governo, foram acolhidos com euforia por todos. Os professores ficaram encantados com o desenvolvimento e habilidades das crianças. Após a apresentação visitamos a rádio comunitária Brigadeiro FM para solicitarmos um horário para que fosse realizada uma entrevista com os candidatos. Ficando agendado para a manhã seguinte, avisamos na escola para que todos pudessem prestigiá-los.

5° dia

Na manhã do dia 24 comparecemos na rádio Brigadeiro FM, para a realização da entrevista com os candidatos. Foi feito pela Aparecida Queiroz uma apresentação de nosso projeto para que a comunidade ficasse a par do assunto. A entrevista foi um sucesso, dando ânimo aos candidatos para que continuassem a campanha fazendo o corpo a corpo e panfletagem na escola.

6° dia

Que ansiedade! Hoje, dia 27, foi o dia da culminância de nosso projeto. Realizamos as eleições e fizemos a apuração. Ao chegarmos na escola com a cabine eleitoral, uma caixa de papelão encapada com papel pardo e escrito em negrito “JUSTIÇA ELEITORAL” e com nossa urna eletrônica, uma calculadora com bobina, as crianças ficaram maravilhadas. Ao aproximarem da urna para votarem, onde digitaram os números de seus candidatos e confirmaram na tecla verde, que era a tecla + (mais) devidamente coberta com um papel verde, nossas crianças se sentiram verdadeiros eleitores, a expressão no rostinho deles era impressionante, se sentiam importantíssimos. A tecla – (menos) que já era mesmo vermelha serviu para corrigir o voto, já que assim o número digitado errado saia escrito de vermelho e, portanto não deveria ser contabilizado. Os candidatos que foram os primeiros a votarem pousaram para as fotos mostrando confiante o “V” da vitória, e num show de democracia, conversavam e brincavam juntos no decorrer da eleição. Os fiscais, um da cada partido ficaram de prontidão ajudando organizar a fila e garantindo que tudo corresse bem, sem fraudes.

Finalizada a votação, retiramos o boletinho de urna e fomos para a apuração. Percebemos que muitas crianças escolheram seus candidatos pela pessoa e não pelo partido, pois votaram em prefeito de um partido e vereador do outro. Terminada a apuração levamos os resultados para apresentar a turma, ficando eleito para prefeito e vice Yuri e Lara do partido TPT (Trabalho Para Todos) com apenas nove votos de frente e para vereador Mateus do mesmo partido, com 44 votos de frente. Anunciado o resultado os candidatos adversários parabenizaram os candidatos eleitos.

Por fim, agendamos com a Câmera Municipal a apresentação do plano de governo dos eleitos para as atuais autoridades do nosso município.

Ao fim deste projeto, após os resultados, agendamos com a câmara Municipal uma visita do candidato eleito para que ele possa apresentar para os atuais administradores o seu plano de governo, o presidente da câmara agendou para a próxima reunião e ficou de convidar o prefeito e o vice para participar deste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!